Pular para o conteúdo

Análises clínicas

Corresponde a um conjunto de exames para verificar diversos aspectos da saúde de uma pessoa. Estima-se que cerca de 70% das decisões médicas são baseadas em exames de análises clínicas.

Confira nossos exames:

Saiba mais

Anatomia patológica

Exame destinado a estudar alterações em órgãos e tecidos, provenientes de biópsia e peças cirúrgicas.

Com base em exame macro e microscópico, o médico patologista analisa as amostras em busca de alterações específicas para confirmação diagnóstica e definição do estágio de doenças.

Fale conosco


Citologia

A citopatologia é o estudo das células e suas alterações em casos patológicos.

Nessa área, destaca-se o exame preventivo ginecológico, determinante na investigação de lesão pré-malignas, auxiliando o médico ginecologista a estabelecer diagnósticos e condutas terapêuticas em suas pacientes.

Fale conosco

Citogenética

Por definição, corresponde a um ramo da genética que estuda a estrutura e função celular, especialmente os cromossomos.

A análise dos cromossomos fornece uma importante ferramenta no diagnóstico de muitas doenças de difícil diagnóstico. Dentre estas, estacam-se, as síndromes relacionadas com as trissomias dos cromossomos 21, 18, X e Y, entre outros.

Fale conosco


Painéis Genéticos

Exames que analisam os principais genes que possuem variantes associadas ao aumento de risco de desenvolver uma doença ou grupo de doenças.

A requisição de um painel genético pode servir a um propósito diagnóstico ou para avaliar predisposição a alguma patologia.

Os painéis diagnósticos buscam doenças genéticas em pessoas sintomáticas e devem sempre contar com solicitação médica e aconselhamento genético para um total entendimento dos resultados obtidos.

Os painéis de predisposição ou de portadores, são indicados para pessoas saudáveis que gostariam de pesquisar uma eventual doença genética no futuro ou transmissão desses genes para seus descendentes.

Fale conosco

Intolerância Alimentar

A hipersensibilidade alimentar, mais conhecida como intolerância alimentar é mais comum que se possa imaginar.

Atualmente, estima-se que cerca de 45% da população mundial sofre com sintomas relacionados a algum tipo de hipersensibilidade alimentar.

Diferentemente dos quadros alérgicos, quando nosso organismo produz anticorpos da classe IgE com quadros de sintomas agudos bem estabelecidos, na hipersensibilidade alimentar o organismo produz anticorpos da classe IgG que em contato com os antígenos (macromoléculas) dos alimentos podem levar a processos inflamatórios, desencadeando sintomas inespecíficos.

O teste de intolerância alimentar analisa 216 diferentes tipos de alimentos que podem desencadear todas as intolerâncias alimentares. O teste identifica anticorpos específicos da classe IgG (IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4) contra alimentos e aditivos.

Com base na intensidade da reação imunológica apresentada no exame, você poderá ver até que ponto seu organismo reage aos alimentos correspondentes.

Fale conosco


Sexagem Fetal

O exame de sexagem fetal é um exame não invasivo utilizado para determinar o sexo do bebê.

É realizado através de uma amostra de sangue da mãe, colhido a partir da oitava semana de gravidez. Através dessa amostra de sangue é realizada a pesquisa do DNA fetal, onde a presença do cromossomo Y indica a presença de feto masculino e a ausência, sexo feminino.

Em caso de gestação gemelar univitelina (uma única placenta), o exame consegue identificar ambos os sexos, uma vez que os fetos compartilham o mesmo sexo. Já para gestação bivitelina (duas placentas), o achado do cromossomo Y indica a presença de pelo menos um menino, não sendo possível esclarecer o sexo do outro feto. Por outro lado, a ausência do cromossomo Y indica que ambos são femininos.

O exame de sexagem fetal pode ser realizado sem nenhum risco para a mãe ou para o feto e possui um índice de acerto de 99% quando realizado a partir da oitava semana de gestação.

Algumas questões biológicas como transfusão sanguínea, transplante de órgãos, quantidade de DNA fetal circulante insuficiente ou gêmeo evanescente (reabsorvido pelo organismo materno), podem interferir e limitar a realização do teste.

Fale conosco