Sexagem Fetal
O teste de sexagem fetal é um exame de DNA simples e não invasivo que permite descobrir o sexo do bebê a partir da 8ª semana de gestação. Ele analisa o DNA fetal presente no sangue materno, identificando a presença ou ausência do cromossomo Y.
A partir de quantas semanas dá pra saber o sexo do bebê?
Geralmente, a partir da 8ª. semana completa de gestação já é possível realizar o teste para determinar o sexo do bebê.
Realizar esse teste em um período gestacional inferior a 8 semanas diminui a sensibilidade do teste, aumentando as chances de um resultado inconclusivo ou falso feminino.
Em quanto tempo o exame fica pronto?
Em até 2 dias úteis.
O exame detecta gravidez?
Não. Esse teste não é capaz de detectar gravidez. Portanto, apenas mulheres com gravidez confirmada devem fazer esse teste.
O uso de medicamentos pode interferir no resultado?
Sim. Medicamentos anticoagulantes à base de heparina podem interferir nos resultados. Nesses casos, recomenda-se conversar com seu médico sobre a possibilidade em suspender o medicamento por 24 horas, previamente a coleta.
E se estiver grávida de gêmeos?
Em casos de gravidez gemelar, a presença do cromossomo Y na circulação materna, indica que ao menos um dos fetos é do sexo masculino, exceto na gravidez gemelar univitelina, onde os bebês são idênticos.
Existe algum risco para a mãe ou bebê?
Não há nenhum risco. O teste é realizado em uma amostra de sangue, coletada da mesma forma que para outros exames de sangue.
Qual a confiabilidade do teste de sexagem fetal?
Para gestações superior ou igual a 8 semanas, a probabilidade de acerto é de 99,93%. O resultado do teste não possui 100% de precisão em decorrência das limitações técnicas inerentes ao método molecular utilizado, interferentes de coleta, idade gestacional, deleções no cromossomo Y, mosaicismo e outros fatores que podem interferir no resultado.
Veja também:
Posenato Diagnósticos exames de excelência desde 2007.