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12 atitudes para manter a pressão arterial sob controle

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Por que controlar a pressão?

Tontura e dor de cabeça e no peito denunciam que algo não está bem. Esses sintomas podem ser sinais de que sua pressão arterial está nas alturas, acima de 14 por 9: é a temida hipertensão. Segundo o Ministério da Saúde, 24% da população sofre desse mal. E as mulheres estão passando os homens em número de casos.

Segundo o médico patologista Marcello Fabiano de Franco, da Sociedade Brasileira de Patologia, por causa da pressão arterial fora de controle, as artérias vão se hipertrofiando e se degenerando. Com isso, há risco de arteriosclerose (quando as artérias ficam muito espessas). Resultado? Maiores chances de acidente vascular cerebral (AVC) e infarto. A hipertensão também pode levar a lesões nos rins, resultando em perda da função renal.

A boa notícia é que simples mudanças de hábitos e muita disciplina ajudam a colocar tudo nos eixos. E servem para quem já é hipertenso e quem quer fugir desse mal. Confira a seguir 12 passos para derrubar a pressão.

Corra ou caminhe

Exercícios aeróbios são os mais indicados para controlar a pressão. É que, quando você está caminhando em ritmo acelerado ou correndo, obriga o coração a trabalhar mais e bombear mais sangue pelo corpo, melhorando seu condicionamento físico. Não gosta de correr nem de caminhar? Então, escolha outra atividade física. O cirurgião cardíaco Marcelo Sobral, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, garante que o importante é evitar o sedentarismo. Só não vale ficar parada!

Aposte no potássio

Crie um cardápio com abacate, cenoura crua, espinafre, feijão, batata, milho, tomate, maçã, banana, melão, pêssego, ameixa e morango. "Todos esses alimentos são ricos em potássio, substância que ajuda a domar a pressão arterial", explica o médico Fabio Cardoso, especialista em medicina preventiva.

Viva com menos estresse

Viver longe de situações negativas é impossível. Por isso, uma das melhores formas de relaxar é fazer alguma atividade que lhe dê prazer, como artesanato. "Pode ser um passeio no parque, tomar uma taça de vinho, ir ao cinema, viajar. Permita-se ter momentos de prazer para desviar a carga de estresse", diz Sobral.

Fique longe do sal

O sódio é um vilão para quem sofre com pressão alta. Em excesso, ele se acumula no organismo, retém água e enche as artérias. Resultado: aumenta a pressão interna do vaso sanguíneo e a hipertensão dá as caras. Evite o sal a todo custo, pois os alimentos industrializados já possuem sódio (como esse macarrão instantâneo da foto), até mesmo as bolachas doces! Limite seu consumo a, no máximo, uma colher (chá) de sal por dia, combinado?

Durma como bebê

De acordo com o médico Marcelo Sobral, há estudos que mostram que pessoas que dormem oito horas por noite têm menos chances de ter hipertensão. Então, chega de ficar até tarde assistindo TV ou navegando pelas redes sociais. Vá para a cama cedo e garanta sua saúde!

Bote peixe no prato

Na próxima refeição e sempre que puder, escolha um peixe, como salmão, cavalinha, arenque, sardinha ou atum. Ricos em ômega 3, eles ajudam a equilibrar a pressão arterial. "Recomenda-se o consumo de três porções de peixe por semana", diz Cardoso.

Coma laranja

A vitamina C é outra aliada do hipertenso. Estudos mostraram que a hipertensão arterial e o derrame (ou AVC) são mais comuns entre pessoas que consomem menor quantidade dessa vitamina. Portanto, invista na laranja, limão, acerola, caju, tangerina e outras frutas e legumes ricos em vitamina C.

Evite a sobremesa

Nem muito sal nem muito açúcar. O segredo de uma vida saudável é a moderação. Por isso, evite, ao máximo, o consumo de açúcar, pois ele promove maior retenção de sódio no organismo, o que acaba provocando inchaço por excesso de líquidos - o grande inimigo dos hipertensos.

Invista no chocolate amargo

O chocolate que contém de 65% a 80% de cacau pode diminuir a pressão arterial. "O cacau tem flavonoides - antioxidantes que ajudam o organismo a produzir uma substância chamada óxido nítrico. Essa substância relaxa os vasos sanguíneos e faz com que o sangue corra melhor, diminuindo a pressão", explica Cardoso. Mas nada de exagerar! Um quadradinho de 6 g por dia já é o suficiente para conseguir esse benefício.

Tome (um pouco de) vinho

É verdade: uma taça de vinho tinto na hora do almoço melhora o humor e ainda ajuda a balancear a pressão. Mas sempre em quantidade moderada, claro. Acima disso, o vinho passa a ser prejudicial e a vantagem vai por água abaixo.

Tente trabalhar menos

Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que trabalhar mais de 41 horas por semana aumenta o risco de ter hipertensão em 15%. Se você tem carga horária maior do que oito horas por dia, de segunda a sexta, melhor colocar o pé no freio!

Aprenda a relaxar

No meio do expediente, o filho liga chorando e contando a nota baixa que tirou na prova, você se lembra do aniversário do marido no fim de semana e o chefe pede um relatório urgente. Ufa! Com tudo isso, os hormônios do estresse entram em ação e a hipertensão começa a aparecer. Muita calma nessa hora! Respire profundamente e relaxe durante cinco minutinhos. Esse tempinho é precioso para a sua saúde, pode apostar!

Data: 09/06/2014
Fonte: www.mdemulher.abril.com.br

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